A orientação profissional, mais conhecida como orientação vocacional tem como objetivo auxiliar o indivíduo a encontrar um direcionamento para a sua vida – sua carreira no mercado de trabalho – por meio do reconhecimento de uma identidade profissional, a partir do conhecimento do mundo ocupacional e seu mundo interno.
A escolha profissional é um momento que ocasiona grande conflito no jovem, pois implica em uma das decisões mais importantes de sua vida. Ela transcende a própria pessoa, pois reflete diversas influências, tanto da sociedade quando da família.
Esse auxílio leva o jovem a conhecer a realidade e a tomar decisões reflexivas e de maior autonomia, a partir do ambiente e de suas próprias determinações psíquicas, ou seja, leva-se em conta fatores externos e internos para realizar essa escolha.
As pessoas que têm a oportunidade de escolher sua trajetória profissional de forma espontânea (que refletem sobre si no intuito de se auto-descobrirem), aumentam as chances de a escolha não causar arrependimento no futuro. O processo de Orientação Profissional irá auxiliar o indivíduo a partir de um autoconhecimento e da compreensão do mundo social em que vivem, a construírem os seus projetos profissionais.
Pensar na vida profissional é um momento em que se faz um projeto de vida e isto não é uma das tarefas mais simples ou uma das mais fáceis, pois o ato de escolher denota nosso desejo. Este projeto deverá coincidir com nosso modo de ser e de agir.
Esse processo de escolha implicará a forma em que o indivíduo estará situado no mundo das relações de trabalho, assumindo um novo lugar no qual se espera que tenha alcançado sua realização pessoal e profissional.
Ao optar por uma profissão/carreira o indivíduo tem que estar ciente de que estará escolhendo os pontos positivos e negativos, saber que irá se deparar com ambos os lados. Sendo necessário entrar em contato com o projeto de sua vida e não apenas olhar rapidamente.
A escolha de uma profissão é um processo de construção e não uma descoberta quase que mágica daquilo que está camuflado no indivíduo. A psicóloga Alessandra Moreira auxiliará o adolescente na descoberta de si mesmo, no sentido de seus gostos, preferências e habilidade para que se desenvolva a trajetória de sua escolha profissional.
É no contexto da realidade cultural e social que os fenômenos psicológicos necessitam ser pensados, em uma construção e desconstrução.
Para o trabalho de orientação profissional será utilizado testes psicológicos, dinâmicas, técnicas de entrevistas e jogos com o intuito de autoconhecimento do orientando.
O trabalho de orientação profissional é realizado individualmente por meio de atividades – inclusive testes psicológicos – que tendem a auxiliar o orientando a se sentir mais seguro com a escolha.
A duração do processo varia de acordo com o amadurecimento do adolescente, porém geralmente dura em torno de 10 a 15 sessões.
Também é realizado orientação profissional em pequenos grupos em instituição de ensino, sendo que o trabalho promove o autoconhecimento, desenvolvimento de identidade pessoal e profissional e facilita a escolha de carreira dos participantes.